QUEM VAI AO PARÁ...

Acreditamos na cultura como parte integrante da vida de um homem e por esse motivo, queremos mostrar nossa cidade e suas transformações ao longo do tempo, trocando contatos e informações com os visitantes. O projeto em sí é uma proposta do livro da RSE, objetivando trabalhar memória das cidades. Sejam muito bem vindos!
QUEM VAI AO PARÁ PAROU, TOMOU AÇAI FICOU!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Como tudo começou...

         Santa Maria de Belém do Grão Pará era habitada nos seus primórdios pelo povo Tupinambá, indígenas que deixaram sua contribuição histórica na cidade, assim como os Jurunas, os Pariquis, entre outros. Mais tarde foram chegando colonizadores de origem portuguesa, italiana, francesa, espanhola contribuindo, todos os povos citados, para o surgimento do nosso povo.
        Sua descoberta se deu em 12 de janeiro de 1616, pelo então Capitão-Mor Francisco Caldeira Castelo Branco  e o crescimento da cidade se daria a partir do Forte do Presépio seguindo Cidade Velha (primeiro bairro) a dentro, onde por sinal está localizado o Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo bem ao lado da Igreja do Carmo. Muitas batalhas foram travadas, muitos perderam seu chão, outros, no entanto, se fortaleceram, a natureza da cidade foi dando lugar à urbanização, nos restando ainda algumas mangueiras.
       Em princípio Belém era chamada de Feliz Lusitânia, posteriormente Santa Maria de Belém, bem como Santa Maria de Belém do Grão Pará, até chegar a seu nome atual, Belém. Para nós, este trabalho é enriquecedor, se traduz em um resgate histórico, pois voltar às origens é ampliar conhecimentos sobre o passado e buscar justificativas para compreender o presente.
      Abaixo vejam nossa cidade nos primordios de sua fundação e a evolução que ela vem passando a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário